O que são calos?
Uma hiperqueratose associada à presença ou não de um núcleo do mesmo material, com formato cônico, tendo sua porção mais estreita voltada para dentro. Os calos têm como causa, problemas de origem ortopédica e/ou calçados inadequados. O podólogo pode auxiliar a sanar esse incômodo. Não existe remédio para curar calos.O correto é fazer visitas regulares, de mês em mês, para sua remoção que é feita de forma simples, rápida e indolor.
Tratamento: Consiste na remoção do tecido hiperqueratoso subjacente ao núcleo, além da remoção dele próprio,caso exista. Coloca-se um pedaço de algodão embebido em um emoliente para diminuir a rigidez do calo e,após alguns minutos, faz-se o desbastamento do mesmo. Em seguida, usa-se uma lixa elétrica para finalizar o tratamento.

Quais são as causas de calos e calosidades?
Os calos e as calosidades são causadas por pressão repetida durante um longo período de tempo ou por atrito em um pedaço de pele. A pressão provoca a morte das células da pele e a formação de uma superfície dura e protetora. Um calo mole é formado da mesma maneira, exceto quando a umidade é presa na zona onde cresce o calo, portanto a formação dura amolece. Isso geralmente ocorre entre os dedos dos pés.O calo não é causado por um vírus e não é contagioso.Os calos e as calosidades dos pés muitas vezes são causadas pela pressão do calçado, além das seguintes razões:
1. Os sapatos apertados apertam os pés, especialmente aqueles utilizados quando se pratica esportes (por exemplo, futebol ou corrida). Calçado com saltos aperta a parte da frente do pé. Sapatos não amarrados podem causar o deslizamento do pé e um contínuo atrito contra o sapato.
2. Os sapatos com uma sola fina podem criar mais pressão no antepé (parte perto dos dedos) quando se andar em comparação aqueles com sola mais grossa.
3. Usar sandálias e sapatos sem meias podem causar atrito excessivo.
4. O pé pode esfregar contra uma costura dentro do sapato. As meias que não se encaixam podem causar pressão excessiva, onde formam uma prega.

Os locais mais frequentes, onde se formam os calos são:
1. Na planta, sob os metatarsos;
2. Ao interno do quinto dedo (correspondente ao midinho), onde se esfrega contra o sapato;
3. Entre o quarto e quinto dedo. Ao contrário de outros calos que são firmes e de cor de carne, aqueles entre os dedos são esbranquiçados e muitas vezes irregular.
Quais são os sinais e sintomas de calos e calosidades?
Muitas vezes, os pacientes relatam uma sensação de caminhar sobre as pedras. Os seguintes sinais ou sintomas podem indicar a presença de calos ou calosidades:
1. Uma protuberância elevada e endurecida;
2. Mãos inchadas ou pés inchados na zona ao redor do calo;
3. Uma área de pele áspera e espessa;
4. Pele seca e rachada;
5. Pele escamosa e com consistência de cera;
6. Dor nos dedos das mãos em caso de calos;
7. Dor nos pés em caso de calos.
Às vezes se utiliza erroneamente os termos calos e calosidades para indicar o mesmo problema, mas não é a mesma coisa.
COMO O SEU PODOLOGISTA PODE AJUDAR?
Tratamento para Calos nos Pés em Santos | São Vicente | Cubatão | Guarujá
Tratamento para Calos nos Pés em Santos | São Vicente | Cubatão | Guarujá