O que é órtese?
Órtese é um dispositivo que se fixa à lâmina ungueal (unha) e apresenta eficiente capacidade de tração mecânica, sendo inegavelmente a melhor opção para o tratamento corretivo de unhas deformadas. A aplicação de órtese faz com que a unha volte ao seu formato normal e, consequentemente, há um alívio de dor.
Tipos de deformidades das unhas que podem ser corrigidas com o uso de órteses: unha em funil, unha em gancho, unha em torquês e unha em caracol.
O que são fissuras?
São rachaduras que deixam os pés doloridos e, muitas vezes, dificultam a simples rotina de calçar os sapatos e caminhar. Pode ocorrer até mesmo sangramento.
Geralmente as fissuras se dão pelo ressecamento da pele associada ou não à hiperqueratose, sendo que esta última é uma podopatia que, muitas vezes, aparece conjugada às fissuras.
O tratamento consiste na higienização do local e aplicação de emoliente, removendo todo o espessamento verificado na região plantar. Para finalizar o tratamento são utilizados cremes apropriados para uma hidratação. É aconselhável que se faça, após a higienização dos pés, uma hidratação profunda com vapor de ozônio. Após o tratamento é necessário que se use em casa um bom creme à base de uréia.
O que são cravos?
O cravo é um tipo de calo situado na planta do pé, aprofundado como um cone e muito doloroso. O podólogo pode auxiliar a sanar esse incômodo. Não existe remédio para curar cravos. Para sua remoção, que é feita de forma simples, rápida e indolor, o correto é fazer visitas regulares, de mês em mês.
O tratamento consiste na higienização completa dos pés onde será executada a remoção do cravo, que é efetuada com instrumentos apropriados e esterilizados.
O que é o bicho-do-pé?
É a menor espécie de pulga. Apenas a fêmea penetra nos tecidos, de preferência do homem, porco, cão e rato.
No homem, o bicho-do-pé prefere penetrar principalmente na sola do pé, nos cantos e sob as unhas (dos pés e das mãos). A pulga penetra no hospedeiro escolhido, permanecendo com a cabeça e o corpo mergulhados no tecido. As fêmeas, ao penetrarem, provocam uma coceira intensa. Após alguns dias, o seu abdome aumenta, tomando a forma de batata ou moranga. Na verdade a pulga está cheia de ovos. Os machos e fêmeas vivem em locais secos, próximos de chiqueiro, monte de estercos e nas proximidades da casa (hortas e jardins).
O maior perigo do bicho-do-pé está na possibilidade da pulga levar também o bacilo do tétano e gangrena. O bicho deve ser retirado com cuidado para não estourar seu abdome. O processo é indolor e o podólogo está apto a retirar a pulga de forma simples e rápida.
O tratamento consiste na higienização completa dos pés na região onde será feita a remoção do bicho-do-pé, com instrumentos apropriados e esterilizados.
Podólogo em Santos | São Vicente | Cubatão | Guarujá
Podólogo em Santos | São Vicente | Cubatão | Guarujá