Podopediatria
Crianças a partir de 6 anos de idade.
A saúde das crianças está nas nossas mãos!!! O diagnóstico e tratamento especializado do pé da criança é fundamental para assegurar um crescimento correcto e prevenir o aparecimento de alterações estruturais e funcionais. Os primeiros 3 anos de vida são os mais importantes para estabelecer a forma básica dos pés. Por exemplo, deve haver uma preocupação com as extremidades do pé dos recém nascidos, pois são as zonas corporais de onde se recebe e perde mais calor.

Uma percentagem das alterações nos pés, são herdadas, mas também existe uma percentagem que pode acontecer na cama devido à posição que a criança adota para dormir. No entanto, os problemas podem mesmo começar a surgir na gravidez devido à posição fetal em que se encontram as pernas.
Até aos 8 meses os pés são constituídos, maioritariamente por cartilagem frágil e muito maleável, dando assim uma grande mobilidade e flexibilidade. Já a maioria da estrutura esquelética ainda se encontra em fase de desenvolvimento esquelético. Sendo os pés das crianças macios e flexíveis, qualquer pressão anormal pode causar deformidades.

Quando a criança se senta em cima das pernas tende a colocar os pés para fora e quando começar a andar, fá-lo em bicos dos pés. É nesta fase que se tornam mais evidentes alguns problemas característicos, por exemplo o pé plano ou o caminhar com os pés para dentro.
O uso de calçado inadequado pode resultar em diversos problemas, desde as reações cutâneas até às alterações estruturais, comprometendo a forma e a funcionalidade do pé. Tornou-se alarmante como a moda do sapato feminino chegou aos sapatos das crianças alterando a biqueira dos mesmos e elevando nocivamente o tacão. Tudo o que force o pé a assumir a forma côncava da planta do pé, como a areia seca, é sempre bom para manter a formação natural dos pés.
Alguns conselhos:
– Corte as unhas às crianças quando elas estão dormindo, utilizando um corta unhas reto – para que o corte seja reto também – e, se necessário, limar os cantos da unha;
– Nunca deve obrigar a criança a andar sem que esta esteja realmente preparada para o fazer;
– A maioria dos aparentes defeitos dos pés durante o primeiro ano são naturais e devem normalizar no decorrer dos anos, se aos três anos continuar a manifestar alterações (dor nos pés, cair várias vezes, manifestação de problemas ao andar, dor à noite, alterações na estrutura dos dedos, etc.) deverá consultar um podologista;
– Não esqueça que quando cortamos mal as unhas a nós próprios geralmente também as cortamos mal às crianças;
– Não esqueça que a saúde e os processos de desenvolvimento são mais importantes que o orgulho dos Pais ao verem a evolução dos filhos.
COMO O SEU PODOLOGISTA PODE AJUDAR?
Podologia Infantil em Santos | São Vicente | Cubatão | Guarujá
Podologia Infantil em Santos | São Vicente | Cubatão | Guarujá