A dor no calcanhar designa-se por talalgia e é uma das alterações mais frequentes da consulta de Podologia. A origem da dor do calcâneo é tão variada que podemos estar perante um processo banal, causado por exemplo, pelo exercício físico após o treino, como a presença do esporão do calcâneo, ou uma manifestação reumática mais complexa.
Quem é mais vulnerável à dor do calcanhar?
A maior incidência da talalgia (dor do calcâneo) é verificada em homens e mulheres de meia-idade.
Também se verifica em indivíduos que praticam exercício físico regular (devido a forças de impacto e estiramento), bem como em pessoas obesas ou que caminhem muito durante o dia.
As causas da dor do calcanhar
A dor do calcanhar apesar das inúmeras etiologias, normalmente e na maioria dos casos está associada a alterações biomecânicas (anomalias da posição do pé ou forma de caminhar) do próprio indivíduo.
Estas alterações podem causar excesso de pressão do próprio osso (osso calcâneo), ou nos tecidos moles em seu redor.O stress pode ainda resultar de um traumatismo ocorrido durante a corrida ou salto, mau calçado (nomeadamente desgaste do calçado), ou ainda pelo excesso de carga ponderal do indivíduo (obesidade).As doenças sistémicas como a artrite ou diabetes podem também contribuir para a dor.
Outras causas da dor do calcanhar
Movimento pronatório excessivo do pé (queda do lado interno do pé para dentro), inflamação das bolsas serosas (bursite) do trajeto posterior do calcâneo, compressão nervosa (síndrome do canal társico) e traumatismos ou fraturas de stress do calcâneo.
Tratamento
O tratamento inicial pode envolver recomendação de calçado apropriado, ligadura de compressão e anti-inflamatórios locais. Se o seu Podologista observar possível alteração biomecânica do pé ou da marcha, a aplicação de uma palmilha personalizada, adaptada à situação sua clínica, contribuirá para a resolução do problema.
Podologia em Santos | São Vicente | Cubatão | Guarujá
Podologia em Santos | São Vicente | Cubatão | Guarujá